Pular para o conteúdo principal

Comunicação é a alma do negócio

Eu não sei se todo chefe sabe, mas em qualquer almoço em que mais de dois subordinados estejam reunidos sem que “o carrasco” esteja presente, ele será o assunto principal! Não importa se é bom ou ruim ou se é empenhado ou não, é irressistível não falar daquele que é responsável por nossa produtividade! Foi assim nos tempos de colégio, quando os nossos pais mandavam a gente estudar, foi assim na faculdade quando nossas namoradas ligavam a todo momento e é assim no dia-a-dia de trabalho.
E o tema da conversa nem sempre é bom… Mas sabe o que todo chefe devia fazer? Ele devia achar ÓTIMO! É importantíssimo receber feedbacks! Infelizmente a quantidade de retornos que recebemos é inversamente proporcional ao cargo que desempenhamos. Se dizer para o chefe o quanto ele está se saindo bem já é difícil, imagina dizer que tudo o que ele faz é atrapalhar o andamento dos processos! Falar olhando para cima é muito mais complicado do que falar olhando para frente. E, se a conversa não vai subir, é melhor o chefe descer!
Falta de comunicação é tão crítica em uma empresa que, me corrijam se estiver errado, o gerente do setor (que teoricamente deveria ser o cargo maior dentro de uma célula na empresa) é o que menos conhece do processo que é responsável! E como querer que as coisas corram bem se os que deveriam decidir regras para melhorar o negócio nem sequer conhecem estas regras? É provável que nem foram eles que decidiram estas regras!
“Então gerente não serve para nada?”
É claro que ele serve. Um departamento sem gerente está fadado ao caos (pode acontecer de o setor já estar em caos e existir gerente, mas isto é outra história). Um bom gerente serve como intermediador e auxiliador junto a hierarquias melhores para que o fluxo dos processos flua melhor. Ele deve estar antenado às necessidades de seu setor para poder identificar empecilhos que atrapalhem o andar dos processos, achar atividades desnecessárias ou criar novas atividades para melhorar a qualidade do serviço!
Um ótimo gerente deve conhecer a equipe tão a fundo que possa tomar decisões sem ter medo de estar pisando em ovos. Afinal, você teria coragem de subir em um telhado sem saber se as vigas estão seguras? Eu não teria, mas tem muito gerente por ai que tem coragem de assumir o cargo sem conhecer quem vai ser o responsável por produzir o suficiente para que ele se mantenha na posição!
Pior, passa anos no cargo e continua sem conhecer. E estes anos só passam porque os que estão acima dele também não conhecem o que ele faz! E é por isso que as empresas continuam sem crescer, com gastos exorbitantes, lucros irrisórios e muita falta de força de vontade para mudar o quadro.
Eu não sei como nenhum gerente sugeriu mudar aquele ditado de “não se mexe em time que está ganhando” para “não se mexe em time que não está perdendo! Eu acho que é porque no fundo todo mundo sabe que deixar de ganhar (seja dinheiro ou produtividade) é perder!
Não está na hora de quebrar este ciclo? O melhor líder não é o que executa melhor a tarefa, mas é o que proporciona um ambiente propício para que o fluxo corra como deveria. Ele acaba se destacando por identificar barreiras e, com a ajuda da equipe, eliminá-las. Por saber se comunicar com a equipe a ponto de achar o que deveria ser melhorado e melhorar (simples assim). E isso é muito divertido. Já pensou conseguir fazer a mesma equipe produzir 10 vezes mais? Isso é possível (e em pouco tempo poderá ser “relatoriamente” provado!)
Ele tem que fazer das metas da equipe a sua meta pessoal. Qualquer um pode ser o líder se tiver força de vontade. Tudo o que você tem a fazer para ser este líder é agarrar o desafio de fazer os processos do seu setor andarem melhor para que as metas sejam vencidas. Comece por você mesmo. Conheça os seus processos e anote durante o dia todas as suas atividades. No final da semana, identifique o processo que mais repetiu e estude em como otimizá-lo. Pode ser através do desenvolvimento de uma aplicação ou simplesmente mantendo as peças do trabalho mais perto das mãos.
Nota: Ambas ferramentas (desenvolvimento de novas aplicações e otimização do ambiente do trabalho) eu debaterei aqui. A primeira delas através de papos rápidos sobre como ser o melhor amigo da equipe de TI da sua empresa e a segunda através da conhecidíssima metodologia japonesa dos 5Ss. São fantásticas e você vai adorar ler sobre elas (se não com minhas palavras, com as de outro! O importante é que leia! ;p).
Lembrando que qualquer semelhança deste desabafo com a vida real pode não ser meramente coincidência.
Reuni alguns vídeos que são importantes serem assistidos em seu tempo livre. São rápidos e você vai se divertir quando escutar estes mestres das palestras fazendo o que sabem fazer.
Antes de se deliciar, eu gostaria de agradecer a sua visita e espero que você volte ainda muitas vezes!
Sugestões de vídeos:

Ludwig falando sobre o líder do futuro. Anotem esse nome quando forem pesquisar vídeos sobre liderança e gestão!

Outro vídeo do Ludwig. Esse o meu chefe deveria assistir!

Mario Persona, sobre agregação de valores. Esse cara é uma figura e explica muito bem!

E, para finalizar, faço das palavras deste cara, Daniel Godri, as minhas palavras.
Até um futuro próximo pessoal!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lendo sobre o Mercado! Isso vai dar certo?

Economia? Todo mundo sabe que não sou um investidor de sucesso (basta ver que ainda não fiquei milionário), mas gosto de tentar entender como o mercado funciona. Faço analisando diversas opiniões publicadas em tablóides sobre o assunto (principalmente sobre o mercado de ações). E, se é assim, porque não escrever um pouco sobre isso? Com certeza vai manter as minhas noites ocupadas e espero proporcionar um pouco de feedback  sobre as minhas erradas opiniões... (não estou sendo modesto, na verdade digo erradas porque ainda não consegui acertar) Sem mais delongas... ... existe um novo artigo no site do InfoMoney intitulado "O que comprar e o que vender na bolsa em 2014, de acordo com gestor"   que apresenta opiniões acerca do que pode acontecer no mercado acionário no ano de 2014 pelo Mendes (Walter Mendes). Basicamente o autor defende que a economia vai se manter estagnada (crescendo míseros 2%), mas a inflação vai continuar alta. O que isto quer dizer? Os consumido...

Ter um alvo onde colocar a mira é o segredo de todo início de projeto.

Imediatamente após nós, jovens empreendedores, identificarmos uma “necessidade de sucesso”, sofremos uma súbita onda de empolgação! A descoberta esta tão fresca na cabeça que começamos a bolar milhões de planos sobre como o produto ou o serviço poderia ser. Surge uma vontade imensa de compartilhar com outras pessoas a possibilidade de negócio. Realmente acreditamos que a idéia pode ser uma excelente oportunidade (e na maioria das vezes ela o é)! Esta é a melhor fase, mas infelizmente também é a mais perigosa por três motivos: 1º Para começar porque a maioria das pessoas com quem você comentará não esta preparada para trilhar caminhos fora de uma zona de conforto. Elas vão comentar sobre o trabalho despendido e que já existem dezenas de produtos iguais no mercado, que você será só mais um etc… Mas você já pensou no mundo sem o Google? Um produto nada inovador que hoje representa um império de 100 bilhões de dólares… E o facebook? Outra empresa bilionária. 2º Por ca...