Para representar o meu ponto de vista, deixa eu contar uma história que todo mundo conhece. É uma história real (alguns detalhes podem ter sido modificados para melhorar a forma de contar, mas a mensagem é verdadeira ;p), de um cara que acabou ficando muito famoso e mais famosa ainda é a palavra que ele usou para comemorar o que conseguiu conquistar.
Há muito tempo atrás, um conhecido rei estava desconfiado do trabalho de um artesão que ele havia contratado para lhe fazer um presente. O rei estava muito orgulhoso do reinado que estava desempenhando e resolveu fazer a maior e mais cara coroa que poderia existir. Seria uma coroa feita do melhor ouro do reino, mais pura que a mais linda das donzelas e maior que a de todos os reis conhecidos. Com certeza seria o item de maior valor no reino.
Acontece que, vendo o quanto a coroa custou, o rei acabou ficando desconfiado. Estava ele agora na sala do reino com a coroa a sua frente e do lado desta estava o sorridente artesão. Era uma coroa linda e, em aparência, representava tudo o que ele queria, mas era realmente toda feita de ouro? Quem poderia responder a esta questão sem ter que quebrar a coroa?
E eis que existia no reino um senhor de idade que todos diziam ser muito sábio. O rei mandou então chamá-lo e disse:
- Então sábio, esta coroa é realmente de ouro? – perguntou o rei.
- Majestade, infelizmente não tem como eu saber, eu não conheço este tipo de material. – respondeu o sábio.
- Ora, não é você o sábio? Faremos assim. Eu lhe darei até amanhã de manhã. Se você não tiver a resposta, será a sua cabeça que será cortada no lugar da do artesão, se ele estiver me enganando. E não ouse quebrar a minha coroa.
O sábio ficou louco. “Como vou saber? Como vou saber? Meu Deus, eu vou morrer!”, era só o que passava em sua cabeça.
Até que, passado todo o dia sem sucesso, resolveu jogar-se em sua banheira. Quando mergulhou, um montão de água vazou para o piso. Neste momento duas coisas aconteceram:
1) A mulher do sábio começou a gritar que o piso novo estava todo molhado e
2) O sábio, entre os gritos da mulher e do susto da água fria, acabou achando a resposta. Cheio de felicidade, saiu pela rua mostrando o que não deveria ser mostrado. Tudo o que escutavam era ele gritando: EUREKA, EUREKAAAA….
Foi assim que uma conhecidíssima lei da física foi criada: “Todo o corpo mergulhado num líquido está sujeito a uma força de direção vertical, de sentido de baixo para cima, e cuja grandeza é igual ao peso do volume de líquido deslocado”. Não entendeu? Ele quiz dizer que: a quantidade de água que sai da piscina quando um gordinho mergulha é maior do que a quantidade quando um magrinho mergulha porque o volume ocupado pelo primeiro é maior do que a do segundo.
E, no banho, Arquimedes descobriu como resolver o problema da coroa. Ele colocou a coroa em uma bacia de água e colocou a mesma quantidade de ouro em outra bacia e mediu a quantidade de água que vazou. Eu não sei se deu tudo certo para o artesão, mas o exemplo serve para demonstrar que:
As melhores idéias vem quando não esperamos (principalmente no banho).
Quem nunca teve, de uma hora para outra, uma idéia que pensou: nossa, isso é genial? Eu pelo menos já tive algumas dezenas.
O que muda é: alguns colocam estas idéias em prática e outros não. É só por isso que alguns podem carregar o título de empreendedores e outros não. O ato de empreender é fazer da idéia um produto real. É construir algo que não havia antes. É ter disposição para colocar estas idéias em prática. Não parece complicado, não é?
Por isto não acredito em quem diz que para ser empreendedor precisa nascer com isto. Precisa nascer com um dom para poder colocar uma idéia em prática? Pura babaquice e conversa de perdedor. Não aceite o fato que você nunca aprenderá ou que você não possui o dom para ser um empreendedor de sucesso, a não ser que você realmente queira não ser.
Para você ser um empreendedor de sucesso basta você colocar em prática a sua idéia. Só isto. Vá fundo, você não precisa ser um gênio!
É só uma dica: compre um caderninho e começe a anotar todas estas idéias que surgem do nada. A noite, veja o que é mais fácil fazer e comece pelo que você vai terminar primeiro. Pronto, o caminho para você percorrer vai começar a aparecer. E o melhor de tudo é que é você quem o está construindo.
Comentários
Postar um comentário