Pular para o conteúdo principal

Empreender é um talento nato?

Para representar o meu ponto de vista, deixa eu contar uma história que todo mundo conhece. É uma história real (alguns detalhes podem ter sido modificados para melhorar a forma de contar, mas a mensagem é verdadeira ;p), de um cara que acabou ficando muito famoso e mais famosa ainda é a palavra que ele usou para comemorar o que conseguiu conquistar.
Há muito tempo atrás, um conhecido rei estava desconfiado do trabalho de um artesão que ele havia contratado para lhe fazer um presente. O rei estava muito orgulhoso do reinado que estava desempenhando e resolveu fazer a maior e mais cara coroa que poderia existir. Seria uma coroa feita do melhor ouro do reino, mais pura que a mais linda das donzelas e maior que a de todos os reis conhecidos. Com certeza seria o item de maior valor no reino.
Acontece que, vendo o quanto a coroa custou, o rei acabou ficando desconfiado. Estava ele agora na sala do reino com a coroa a sua frente e do lado desta estava o sorridente artesão. Era uma coroa linda e, em aparência, representava tudo o que ele queria, mas era realmente toda feita de ouro? Quem poderia responder a esta questão sem ter que quebrar a coroa?
E eis que existia no reino um senhor de idade que todos diziam ser muito sábio. O rei mandou então chamá-lo e disse:
- Então sábio, esta coroa é realmente de ouro? – perguntou o rei.
- Majestade, infelizmente não tem como eu saber, eu não conheço este tipo de material. – respondeu o sábio.
- Ora, não é você o sábio? Faremos assim. Eu lhe darei até amanhã de manhã. Se você não tiver a resposta, será a sua cabeça que será cortada no lugar da do artesão, se ele estiver me enganando. E não ouse quebrar a minha coroa.
O sábio ficou louco. “Como vou saber? Como vou saber? Meu Deus, eu vou morrer!”, era só o que passava em sua cabeça.
Até que, passado todo o dia sem sucesso, resolveu jogar-se em sua banheira. Quando mergulhou, um montão de água vazou para o piso. Neste momento duas coisas aconteceram:
1) A mulher do sábio começou a gritar que o piso novo estava todo molhado e
2) O sábio, entre os gritos da mulher e do susto da água fria, acabou achando a resposta. Cheio de felicidade, saiu pela rua mostrando o que não deveria ser mostrado. Tudo o que escutavam era ele gritando: EUREKA, EUREKAAAA….
Foi assim que uma conhecidíssima lei da física foi criada: “Todo o corpo mergulhado num líquido está sujeito a uma força de direção vertical, de sentido de baixo para cima, e cuja grandeza é igual ao peso do volume de líquido deslocado”. Não entendeu? Ele quiz dizer que: a quantidade de água que sai da piscina quando um gordinho mergulha é maior do que a quantidade quando um magrinho mergulha porque o volume ocupado pelo primeiro é maior do que a do segundo.
E, no banho, Arquimedes descobriu como resolver o problema da coroa. Ele colocou a coroa em uma bacia de água e colocou a mesma quantidade de ouro em outra bacia e mediu a quantidade de água que vazou. Eu não sei se deu tudo certo para o artesão, mas o exemplo serve para demonstrar que:
As melhores idéias vem quando não esperamos (principalmente no banho).
Quem nunca teve, de uma hora para outra, uma idéia que pensou: nossa, isso é genial? Eu pelo menos já tive algumas dezenas.
O que muda é: alguns colocam estas idéias em prática e outros não. É só por isso que alguns podem carregar o título de empreendedores e outros não. O ato de empreender é fazer da idéia um produto real. É construir algo que não havia antes. É ter disposição para colocar estas idéias em prática. Não parece complicado, não é?
Por isto não acredito em quem diz que para ser empreendedor precisa nascer com isto. Precisa nascer com um dom para poder colocar uma idéia em prática? Pura babaquice e conversa de perdedor. Não aceite o fato que você nunca aprenderá ou que você não possui o dom para ser um empreendedor de sucesso, a não ser que você realmente queira não ser.
Para você ser um empreendedor de sucesso basta você colocar em prática a sua idéia. Só isto. Vá fundo, você não precisa ser um gênio!
É só uma dica: compre um caderninho e começe a anotar todas estas idéias que surgem do nada. A noite, veja o que é mais fácil fazer e comece pelo que você vai terminar primeiro. Pronto, o caminho para você percorrer vai começar a aparecer. E o melhor de tudo é que é você quem o está construindo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lendo sobre o Mercado! Isso vai dar certo?

Economia? Todo mundo sabe que não sou um investidor de sucesso (basta ver que ainda não fiquei milionário), mas gosto de tentar entender como o mercado funciona. Faço analisando diversas opiniões publicadas em tablóides sobre o assunto (principalmente sobre o mercado de ações). E, se é assim, porque não escrever um pouco sobre isso? Com certeza vai manter as minhas noites ocupadas e espero proporcionar um pouco de feedback  sobre as minhas erradas opiniões... (não estou sendo modesto, na verdade digo erradas porque ainda não consegui acertar) Sem mais delongas... ... existe um novo artigo no site do InfoMoney intitulado "O que comprar e o que vender na bolsa em 2014, de acordo com gestor"   que apresenta opiniões acerca do que pode acontecer no mercado acionário no ano de 2014 pelo Mendes (Walter Mendes). Basicamente o autor defende que a economia vai se manter estagnada (crescendo míseros 2%), mas a inflação vai continuar alta. O que isto quer dizer? Os consumido...

Comunicação é a alma do negócio

Eu não sei se todo chefe sabe, mas em qualquer almoço em que mais de dois subordinados estejam reunidos sem que “o carrasco” esteja presente, ele será o assunto principal! Não importa se é bom ou ruim ou se é empenhado ou não, é irressistível não falar daquele que é responsável por nossa produtividade! Foi assim nos tempos de colégio, quando os nossos pais mandavam a gente estudar, foi assim na faculdade quando nossas namoradas ligavam a todo momento e é assim no dia-a-dia de trabalho. E o tema da conversa nem sempre é bom… Mas sabe o que todo chefe devia fazer? Ele devia achar ÓTIMO! É importantíssimo receber  feedbacks!  Infelizmente a quantidade de retornos que recebemos é inversamente proporcional ao cargo que desempenhamos. Se dizer para o chefe o quanto ele está se saindo bem já é difícil, imagina dizer que tudo o que ele faz é atrapalhar o andamento dos processos! Falar olhando para cima é muito mais complicado do que falar olhando para frente. E,  se ...

Ter um alvo onde colocar a mira é o segredo de todo início de projeto.

Imediatamente após nós, jovens empreendedores, identificarmos uma “necessidade de sucesso”, sofremos uma súbita onda de empolgação! A descoberta esta tão fresca na cabeça que começamos a bolar milhões de planos sobre como o produto ou o serviço poderia ser. Surge uma vontade imensa de compartilhar com outras pessoas a possibilidade de negócio. Realmente acreditamos que a idéia pode ser uma excelente oportunidade (e na maioria das vezes ela o é)! Esta é a melhor fase, mas infelizmente também é a mais perigosa por três motivos: 1º Para começar porque a maioria das pessoas com quem você comentará não esta preparada para trilhar caminhos fora de uma zona de conforto. Elas vão comentar sobre o trabalho despendido e que já existem dezenas de produtos iguais no mercado, que você será só mais um etc… Mas você já pensou no mundo sem o Google? Um produto nada inovador que hoje representa um império de 100 bilhões de dólares… E o facebook? Outra empresa bilionária. 2º Por ca...