Pular para o conteúdo principal

Ter um alvo onde colocar a mira é o segredo de todo início de projeto.

Imediatamente após nós, jovens empreendedores, identificarmos uma “necessidade de sucesso”, sofremos uma súbita onda de empolgação! A descoberta esta tão fresca na cabeça que começamos a bolar milhões de planos sobre como o produto ou o serviço poderia ser. Surge uma vontade imensa de compartilhar com outras pessoas a possibilidade de negócio. Realmente acreditamos que a idéia pode ser uma excelente oportunidade (e na maioria das vezes ela o é)!
Esta é a melhor fase, mas infelizmente também é a mais perigosa por três motivos:


Para começar porque a maioria das pessoas com quem você comentará não esta preparada para trilhar caminhos fora de uma zona de conforto. Elas vão comentar sobre o trabalho despendido e que já existem dezenas de produtos iguais no mercado, que você será só mais um etc… Mas você já pensou no mundo sem o Google? Um produto nada inovador que hoje representa um império de 100 bilhões de dólares… E o facebook? Outra empresa bilionária.


Por causa dos concorrentes. Uma das regras de ouro da Apple é nunca anunciar um produto antes deste estar totalmente pronto para o mercado. E quando vem… BOOOOOM! Steve Jobs realmente sabia fazer lançamentos de sucesso. Ele pegava de surpresa não só os “alternativos” (que demoram a lançar produtos similares) como os consumidores, que correm às lojas para conseguir garantir um produto na primeira remessa (sou fã da forma como a Apple faz negócio, mas não sou um apple maníaco :).

Porque a oportunidade ainda não está madura. Pode acabar desvalorizando-a com a quantidade excessiva de opiniões. Como citei nos artigos anteriores, é importantíssimo você começar a satisfazer as suas expectativas analisando-as porque isto vai deixar o produto maduro. E ele já deve ter um sentido de existir antes de ser apresentado a outros possíveis colaboradores. Você deve saber como vendê-lo, afinal, um mal vendedor pode colocar um excelente negócio a perder.
Lembre-se que a simplicidade é importante neste momento! Um projeto complexo demais gera preocupação, estresse e uma vontade louca de jogar tudo para cima. Mantenha o projeto simples no início. Foque na necessidade principal e pense em como resolvê-la. É claro que consultar outras pessoas é válido, mas evite em um primeiro momento até ter certeza do que você precisa. O objetivo é montar uma solução para a sua necessidade e depois torná-la genérica. Controle o impulso de querer aceitar todas as sugestões porque, como dizia um super bem sucedido empreendedor:
“Foco é dizer não” (Steve Jobs)
Estes motivos podem sim acabar fazendo você desistir de seu empreendimento. Por isto concentre-se e foque em sua necessidade. Quanto mais você trabalhar para construir um produto que a supra, mais rápido você vai começar a trazer idéias externas (de quase certos clientes). 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lendo sobre o Mercado! Isso vai dar certo?

Economia? Todo mundo sabe que não sou um investidor de sucesso (basta ver que ainda não fiquei milionário), mas gosto de tentar entender como o mercado funciona. Faço analisando diversas opiniões publicadas em tablóides sobre o assunto (principalmente sobre o mercado de ações). E, se é assim, porque não escrever um pouco sobre isso? Com certeza vai manter as minhas noites ocupadas e espero proporcionar um pouco de feedback  sobre as minhas erradas opiniões... (não estou sendo modesto, na verdade digo erradas porque ainda não consegui acertar) Sem mais delongas... ... existe um novo artigo no site do InfoMoney intitulado "O que comprar e o que vender na bolsa em 2014, de acordo com gestor"   que apresenta opiniões acerca do que pode acontecer no mercado acionário no ano de 2014 pelo Mendes (Walter Mendes). Basicamente o autor defende que a economia vai se manter estagnada (crescendo míseros 2%), mas a inflação vai continuar alta. O que isto quer dizer? Os consumido...

Comunicação é a alma do negócio

Eu não sei se todo chefe sabe, mas em qualquer almoço em que mais de dois subordinados estejam reunidos sem que “o carrasco” esteja presente, ele será o assunto principal! Não importa se é bom ou ruim ou se é empenhado ou não, é irressistível não falar daquele que é responsável por nossa produtividade! Foi assim nos tempos de colégio, quando os nossos pais mandavam a gente estudar, foi assim na faculdade quando nossas namoradas ligavam a todo momento e é assim no dia-a-dia de trabalho. E o tema da conversa nem sempre é bom… Mas sabe o que todo chefe devia fazer? Ele devia achar ÓTIMO! É importantíssimo receber  feedbacks!  Infelizmente a quantidade de retornos que recebemos é inversamente proporcional ao cargo que desempenhamos. Se dizer para o chefe o quanto ele está se saindo bem já é difícil, imagina dizer que tudo o que ele faz é atrapalhar o andamento dos processos! Falar olhando para cima é muito mais complicado do que falar olhando para frente. E,  se ...